Após observar o resultado da Avaliação de PAC e conseguir saber onde estão as dificuldades do aluno, temos algumas orientações básicas:

•O nível de ruído em sala de aula deve ser o mínimo possível;

•No mapeamento de sala de aula, sentar a criança próxima ao professor, longe de paredes, portas, janelas, corredor e ruídos de rua ou do pátio da escola;

 

•Certificar-se se a criança está atenta, antes de começar a ensinar, chamando-a pelo nome, ou tocando-a levemente;

 

•Falar próximo a criança, de frente para ela. À medida que melhore seu processamento auditivo, aumentar gradativamente a distância;

 

•Articular bem as palavras e aumentar a intensidade da voz, sem, entretanto gritar;

 

•Na explicação da matéria, falar com frases curtas, devagar, com entonação vocal rica;

 

•Esteja seguro de que a criança saiba do que está sendo falado;

 

•No final da apresentação, garantir que a matéria dada foi compreendida, argüindo-a com discrição;

 

•Permitir que a criança, nas tarefas e provas faça uma leitura oralmente em volume baixo, para não prejudicar as demais. Se possível, leia junto com a criança e facilite a compreensão do enunciado, caso ela sozinha não conseguir. Com o feedback auditivo, a sua concentração e atenção será melhor;

 

•As crianças com TPAC, frequentemente, necessitam de anotações organizadas e de lembretes;

 

•Fazer intervalos mais freqüentes, pois insistir no ensino de uma criança cansada implica na frustração do professor e do aluno. As crianças com DPA despendem mais esforço para prestar atenção e entender a sua fala;

 

•Provavelmente a criança terá dificuldade em sequencializar. Use palavras- chaves como: primeiro, por ultimo, antes, depois.... nas tarefas orais e escritas, assegurar-se de que ele tenha bem organizada a sequência lógica dos acontecimentos (inicio, meio e fim).

 

•Explicar o significado de palavras novas, repetindo-as diversas vezes nos mais variados contextos possíveis;

Fonte:

Distúrbio de Processamento Auditivo, o que é?, 2º edição, Booktoy

O que a Escola pode fazer para auxiliar o aluno com TPAC?