Após observar o resultado da Avaliação de PAC e conseguir saber onde estão as dificuldades do aluno, temos algumas orientações básicas:
•O nível de ruído em sala de aula deve ser o mínimo possível;
•No mapeamento de sala de aula, sentar a criança próxima ao professor, longe de paredes, portas, janelas, corredor e ruídos de rua ou do pátio da escola;
•Certificar-se se a criança está atenta, antes de começar a ensinar, chamando-a pelo nome, ou tocando-a levemente;
•Falar próximo a criança, de frente para ela. À medida que melhore seu processamento auditivo, aumentar gradativamente a distância;
•Articular bem as palavras e aumentar a intensidade da voz, sem, entretanto gritar;
•Na explicação da matéria, falar com frases curtas, devagar, com entonação vocal rica;
•Esteja seguro de que a criança saiba do que está sendo falado;
•No final da apresentação, garantir que a matéria dada foi compreendida, argüindo-a com discrição;
•Permitir que a criança, nas tarefas e provas faça uma leitura oralmente em volume baixo, para não prejudicar as demais. Se possível, leia junto com a criança e facilite a compreensão do enunciado, caso ela sozinha não conseguir. Com o feedback auditivo, a sua concentração e atenção será melhor;
•As crianças com TPAC, frequentemente, necessitam de anotações organizadas e de lembretes;
•Fazer intervalos mais freqüentes, pois insistir no ensino de uma criança cansada implica na frustração do professor e do aluno. As crianças com DPA despendem mais esforço para prestar atenção e entender a sua fala;
•Provavelmente a criança terá dificuldade em sequencializar. Use palavras- chaves como: primeiro, por ultimo, antes, depois.... nas tarefas orais e escritas, assegurar-se de que ele tenha bem organizada a sequência lógica dos acontecimentos (inicio, meio e fim).
•Explicar o significado de palavras novas, repetindo-as diversas vezes nos mais variados contextos possíveis;
Fonte:
Distúrbio de Processamento Auditivo, o que é?, 2º edição, Booktoy
